quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Atividade II - módulo 3

Na sala de aula é comum se observar a utilização desses questionamentos, entre os professores são muito utilizados perguntas: - que apelam para a memória ( para se observar o que os alunos sabem sobre um determinado assunto); - organizacionais e disciplinares ( para se verificar como se encontra o ambiente e como está o andamento do processo, bem como organizar a turma); - Perguntas sem pausa para respostas ( para prosseguimento da aula); -Perguntas para chamar a atenção de alunos distraídos; -Perguntas que exigem um sim ou não; Perguntas individualizadas e exploratórias.
O texto “Boca de forno” aborda uma questão muito interessante que é passa despercebido pela sociedade mas que é bem atual. A maioria dos professores ensinam um caminho para se chegar a um determinado local, porém não mostra outros atalhos e os alunos também não buscam descobrir, conhecer, vivenciar outros caminhos. Assim, só é abordado o que é proposto pelo professor em sala e tantos outros aspectos deixam de serem observados. A maioria dos alunos não costumam questionarem, buscarem, enfim, aceitam o que é proposto e na maioria dos casos isso ocorre também pelo fato de que o que é abordado em sala de aula não desperta o interesse direto do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário